quinta-feira, 2 de junho de 2016

CONSIDERAÇÕES SOBRE VACINAS (3) – VARICELA OU CATAPORA.

FERNANDO AZEVEDO


Na minha infância não havia vacina para quase nenhuma doença. BCG oral para Tuberculose

vacina contra Varíola eram as principais. As outras doenças adoeciam-se. O terrível Sarampo

era uma DOENÇA OBRIGATÓRIA, pois ninguém escapava dela e muitas complicações e mortes

interrompiam a vida com a criança ainda pequena. Ainda me lembro do meu Sarampo, pois

tive uma complicação com pneumonia e uma conjuntivite purulenta terrível e fui salvo pelo

fato de meu pai ser Capitão Médico do Exército na época da Segunda Guerra Mundial e

conseguir com os americanos no Ibura onde trabalhava a bendita penicilina que tomava em

injeções de 3/3 horas. Chorávamos eu, minha mãe e minha tia. Oito injeções por dia por uma

semana (?) ninguém esquece. Argirol nos olhos de 3/33 horas, que tal? Mas estou aqui. A

Varicela ou Catapora alguns tinham e outros não, portanto não era OBRIGATORIA. Meu irmão

teve e a recomendação era esfregar a pele do doente na pele do sadio para ter também. Era

considerada uma “doença besta”. Os tempos mudaram. Hoje se recomenda a vacina contra

Varicela aos 12 meses. O Ministério da Saúde do Brasil recomenda só essa dose. As sociedades

de imunização recomendam duas doses fazendo a primeira aos doze meses e a segunda aos

15. (antes entre 4 e 6 anos). Acontece que uma dose da uma proteção boa, mas é comum na

adolescência essa imunidade cair e o jovem ser acometido de Catapora. Na infância ela é mais

suava embora não deixe de ser incômoda e em populações de baixo nível de higiene as lesões

tornam-se feridas infectadas que podem ser acompanhadas de graves complicações. Jogo no

time das duas vacinas.

Como comentei no blog passado consegui através de duas clientes e amigas o calendário

vacinal da Inglaterra e da França. Na Inglaterra ele é aplicado em grupos especiais como

cuidadores de saúde, mulheres que pretendem engravidar e pacientes com doenças de base

de longa duração.

Na França ”Lá vaccination generaliséecontre la varicelle ds enfants à partir de l’âge de 12 mois

n’est pás recommendèe dans une perspective de santé publique”. Ela é recomendada nos

adolescentes de 12 a 18 ano9s sem antecedentes clínicos de Varicela, em adolescentes

meninas em idade de procriação, em pessoas sem antecedentes de Varicela e que cuidem de

imunodeprimidos e mulheres que pretendem engravidar, dando-se um prazo de meses

(geralmente 3 meses) após a vacinação. Pessoas que lidem com crianças de creche, serviços

médicos de Pediatria, Ginecologia. nefrologia, doenças infecciosas. Neonatologia. Fazem-se

antes testes sorológicos para se detectar se a pessoa já teve a doença de forma aparente ou

inaparente.

Na infância o “esfrega - esfrega “continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário