terça-feira, 10 de maio de 2016

VACINA CONTRA GRIPE

FERNANDO AZEVEDO 

Através da internet espalham-se também vírus, que são os boatos, informação desencontrada da realidade e mesmo terrorismo. Está assim desde o mês de Março. Acontece que em São Paulo nesse mês citado, aconteceram realmente muitos casos de Gripe pela modificação climática inesperada com chuvas e frio e alterações diárias de temperatura e umidade, ambiente favorável a disseminação da doença.  Começa então o pânico por aqui. Todo ano e em todo o mundo a OMS orienta as vacinações contra o vírus Influnzae e a época para o nosso clima é Abril ou Maio, dessa vez antecipada para Abril. Esses vírus são mutáveis e essas vacinas são atualizadas a cada ano. Por que vacinar? Porque é uma doença que pode assumir gravidade com muitas mortes. Não se faz vacina para doença banal. Qual é a diferença entre GRIPE e RESFRIADO. Ambas são doenças virais, mas os Resfriados são causados por centenas de vírus e não será possível criar vacina contra eles. Na GRIPE o causador é o vírus Influenza com suas mutações como escrevi anteriormente. Nesse período devem ser aumentado os cuidados com o lavar as mãos, usar máscaras em certas situações, evitar espirrar sem proteção de um lenço, pois a disseminação é feita por essas gotículas respiratórias, evitar ambientes fechados e mais frequentados e se proteger de alterações bruscas de temperatura.
Quem deve ser vacinado: gestantes, puerperais após 15 dias do parto, crianças de seis meses a cinco anos, idosos, equipes de saúde, população carcerária, indígenas e portadores de doenças crônicas como asmáticos, diabéticos e outros grupos de risco. Quem não deve ser vacinado? Os portadores de doença em fase aguda, pacientes em quimioterapia e tratamentos imunodepressores, e aqueles que tiveram REAÇÃO MUITO GRAVE, REAÇÃO ANAFILATICA AO COMEREM OVO DE GALINHA.  A vacina pode provocar reações sem maior importância tipo dor local e vermelhidão que compressas geladas três vezes ao dia resolvem, algumas crianças têm vômitos e podem sofre desidratação.
A vacina trivalente que está sendo usada é eficaz ou é melhor a tetravalente? A trivalente contem partículas de vírus mortos dos tipos AH1N1 – AH3N2 e B e a tetravalente mais um subtipo do B. Esses são os vírus mais frequentes esse ano e a trivalente é altamente satisfatória. Quem afirma é a Organização Mundial da Saúde, órgão sério.
A vacina é 100% eficaz? Quase todas elas apresentam um porcentual mínimo de possibilidade de não imunizar e isso depende do paciente. No caso da Gripe, crianças e idosos são os mais vulneráveis à falha na proteção daí a necessidade da prioridade nesses grupos.
Sem correria e assombrações, programe a vacinação e feliz inverno e abaixo o inferno do terrorismo do ZAP e outros.

2 comentários: