segunda-feira, 3 de agosto de 2015

MÃE CHATA, FILHOS BEM SUCEDIDOS.

FERNANDO AZEVEDO

Li recentemente na página da UOL um matéria sobre MÃE CHATA. O estudo foi feito na Inglaterra, Universidade de Essex e o título do artigo: MÃES CHATAS CRIAM FILHOS BEM SUCEDIDOS. O trabalho envolve 15.500 adolescentes entre 14 e 15 anos e diz na conclusão que os filhos de MÃES CHATAS se dão melhor na vida comparados a crianças mimadas. O estudo não é detalhado na publicação, sua metodologia etc. O conceito de MÃE CHATA também fica no ar. A comparação com crianças MIMADAS também é uma comparação desigual, pois a superproteção que envolve o conceito de criança mimada traz danos e insegurança. Recebi o depoimento através do facebook de uma cliente de 15 anos que faz sua análise como filha a respeito do artigo. Na próxima semana farei então uma análise sobre esse assunto que tenho desenvolvido em vários escritos sobre ser “bem sucedido na vida” com inteira concordância com essa minha adolescente.
““ Devo acreditar que o meu senso crítico não me deixou aceitar essa matéria calada... kkkk. A questão do sucesso é relativa de cada um para cada um, e nessa matéria a maioria dos pontos positivos são materialistas... Falam sobre obrigar seus filhos preocupados com os futuros salários (“tinham mais chances de entrar em uma boa faculdade e receber salários mais altos”), Claro que estudar é essencial, engrandecedor, longe de mim discordar disso, o conhecimento é o que nos difere. Mas também queria perguntar se todas essas pessoas bem sucedidas estão felizes com o que fazem, se não sofreram pressão psicológica pra escolher a “melhor profissão” se sofrem/sofreram estafa, vivem uma vida estressante. Acredito que cada um deveria fazer o que lhe faz feliz, seja estudando para o melhor salário, seja correndo o mundo num circo (pq não), seja vivendo de música (sem muita segurança, mas felicidade).
Mães deveriam apoiar seus filhos, conversar com eles, ter um relacionamento de amizade. Tenho a sorte de ter uma mãe de mente aberta, que debate comigo sobre os mais diversos assuntos e sinto pelos adolescentes pressionados em casa, sem voz, vivendo num a ditadura... Sinto também pelas mães iludidas que vem se vangloriando acreditando que impor o estudo como obrigação e ordem vai fazer os filhos delas gostarem mais de física ou história... Perguntem se os seus filhos estão felizes hoje, como andam as amizades. “Claro que não estou julgando quem compartilha, pois sei que a cobrança é essencial, mas não faça disso um sufoco para seu filho.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário