segunda-feira, 6 de julho de 2015

DEZ RAZÕES PELAS QUAIS APARELHOS MOVEIS DEVEM SER PROIBIDOS PARA

CRIANÇAS MENORES DE 12 ANOS

FERNANDO AZEVEDO

Transcrevo uma pesquisa da Academia Americana de Pediatria em trabalho conjunto com a Academia Canadense de Pediatria. Por questão de didática vou apresentar somente três itens por publicação para que se atente melhor para esse relatório de duas entidades inquestionáveis em probidade.
1) CRESCIMENTO CEREBRAL ACELERADO- “Entre zero e dois anos de idade, o cérebro da criança triplica de tamanho e ele continua em estado de desenvolvimento acelerado até os 21 anos de idade. O desenvolvimento cerebral infantil é determinado pelos estímulos do ambiente ou a ausência deles. Já foi comprovado que os estímulo a um cérebro em desenvolvimento causado por superexposição a tecnologias (celulares, internet, (iPad, TV) é associado ao déficit de funcionamento executivo e atenção, atrasos cognitivos, prejuízo da aprendizagem, aumento da impulsividade, diminuição da capacidade de se autorregular, por exemplo acessos de raiva.”
2) ATRASO DO DESENVOLVIMENTO – “O uso de tecnologias restringe os movimentos, o que pode resultar em atraso do desenvolvimento. Hoje em dia uma em cada três crianças ingressa na escola com atraso de desenvolvimento o que provoca impacto negativo sobre a alfabetização e o aproveitamento escolar. A movimentação reforça a capacidade de atenção e aprendizado. O uso de tecnologia por menores de 12 anos é prejudicial ao desenvolvimento e aprendizado infantis”
3) OBESIDADE EPIDÊMICA – “Existe uma correlação entre o uso de televisão e videogames e o aumento da obesidade. Crianças às quais se permite o uso de aparelhos digitais no quarto tem incidência 30% mais alta de obesidade. Uma em cada 4 crianças canadenses e uma entre três crianças americanas são obesas. As crianças com obesidade vão desenvolver diabetes e os obesos correm risco maior de AVC e ataque cardíaco precoce resultando em grande redução de expectativa de vida. Em grande medida devido à obesidade, as crianças do século 21 talvez formem a primeira geração da qual muitos integrantes não terão vida mais longa que seus pais.”
Meditem sobre essas observações. Com a palavra cada um de vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário