terça-feira, 30 de junho de 2015

NADA SERÁ COMO ANTES

FERNANDO AZEVEDO

Dia 25 de Junho de 2015 recebo esse e-mail que me perturbou o dia e me fez dormir com a base de um tranquilizante tal a minha tristeza: “Prezado Fernando. Me desliguei da Oncologia Pediátrica do IMIP no dia primeiro de Junho, foi uma honra e um privilégio muito grande trabalhar com você em benefício da criança portadora de câncer. A vida é uma estrada que não sabemos por onde nos leva, quando e onde termina, o que sei é que ela me levou a essa instituição IMIP onde fiquei 25 anos, a qual sou muito grato por permitir trabalhar dando dignidade e oportunidade de cura às 3.300 crianças atendidas. Você indiscutivelmente faz parte dessa história. A luta continua” Francisco Pedrosa.
Explico porque estou sangrando. O Hospital Barão de Lucena foi durante muitos anos uma referência na assistência médica pública. Fiz parte do staff da Pediatria e iniciamos a Residência Médica com um grupo excelente de Pediatras. Começamos a alcançar um conceito elevado a ponto de ser a residência médica mais disputada do Recife. Francisco Pedrosa, hematologista de formação e depois onco-hematologista com especialização nos Estados unidos entra em nossa equipe para a instalação da Oncologia numa ala de oito leitos. Passo a fazer parte dessa equipe com a colega Lúcia Veríssimo numa simbiose perfeita em relação à troca de informações entre um onco-hematologista e dois pediatras. O serviço começa a alcançar resultados e o trabalho entusiasma. A direção do Hospital fornecendo todas as condições e atendendo a todas as exigências. Oncologia é uma luta contra o relógio. Nada pode ficar para depois. A quimio e radioterapia têm dias e horas marcadas, não pode sofrer adiamentos. Começa a formação de residentes em rodízios inicialmente e depois em especialização. Sofre-se uma pancada forte: o INAMPS corta a hospedagem das famílias que vinham do interior e se instalavam em pequenos hotéis, pois as crianças não podem fazer todo o tratamento internadas em enfermarias. Francisco Pedrosa contando com inestimável colaboração de Gustavo Krause idealiza e realiza a criação do NAAC (Núcleo de apoio a criança com câncer) que todos vocês conhecem. Não existiam verbas regulares para sua manutenção. Me propus a produzir shows beneficentes para ajudar e assim nasceu o ESTÃO VOLTANDO AS FLORES. Vocês não imaginam a alegria dos músicos que fiz contato para participarem do evento. Reinaldo Oliveira cedeu gratuitamente o Teatro Valdemar de Oliveira por duas vezes, a Prefeitura outras duas vezes o Teatro do Parque e o Governo do Estado o Teatro Guararapes. Pedrosa era o camelô que vendia todos os ingressos, repito TODOS OS INGRESSOS. E assim o entusiamo aumentava, o NAAC se mantinha até que tornou-se uma entidade organizada graças à garra de Arly Pedrosa, esposa e guerreira de uma causa.
Começa a decadência do Barão de Lucena. A Oncologia não tem mais condições de continuar e o Prof. Fernando Figueira abre as portas do IMIP e novamente a chama reacende. Teleconferências internacionais, resultados semelhantes em sucesso às maiores referências de serviços de oncologia no mundo. Formação de jovens médicos que fundaram outros serviços em hospitais privados, difusão de conhecimentos.
De repente essa triste notícia. O IMIP também tem crise financeira e o alvo atingido é aquele galho fraco chamado criança. Sai Pedrosa! Não vale aquela frase que todos são substituíveis porque não são. Pernambuco hoje tem oito Faculdades de Medicina, cinco só no Recife.
Fabricar alunos é fácil e se tiver 10 faculdades as salas estarão cheias. Não há escola, no entanto de fabricação de líderes. Esse entusiasmo que contagia equipes, essa garra de buscar resultados, de prestar serviços responsáveis sem enxergar nenhuma vantagem financeira pertence a raros. Por isso digo que continuará ainda presente a Oncologia no IMIP, mas NADA SERÁ COMO ANTES.

Um comentário:

  1. Junto-me em côro para lastimar essa grande perda para as crianças de Pernambuco. Não os conheço pessoalmente, mas têm meu profundo respeito e gratidão pelos serviços médicos de alta qualidade e elevado valor humano. SAÚDE aos dois.

    ResponderExcluir