segunda-feira, 7 de abril de 2014

JULGAMENTO DE ARTE: TAREFA COMPLICADA.



FERNANDO AZEVEDO 

Ser entrevistado pelas páginas amarelas da Veja não é para qualquer um. Na edição de 12 de Março de 2014 ocupa as páginas Ralph Camargo e no destaque a seguinte frase: MEDIOCRIDADE VIROU GENIALIDADE. Ele é paulista, tem 70 anos e domina com seus conhecimentos o mercado das obras de arte, sobretudo pintura. Eu nunca me arrisquei com pincéis tintas e telas embora amigos meus pintores digam que se aprende. Eu não acredito. A mesma coisa é com a música. Contratei professores de violão para três dos meus filhos e o segundo quando chegava à aula o professor dava um dinheiro para ele para ir tomar um sorvete. Veja que talento! Interrogado a respeito de Romero Brito, Ralph Camargo diz o seguinte: ”para mim ele é apenas um comerciante e do ponto de vista artístico um embuste”. Conheço as galerias de Romero Brito em Miami onde vive e na Rua Oscar Freire, a rua mais cara de São Paulo. Não são lojinhas, são espaços enormes e não tenho nem ideia de quanto custa aquele aluguel. No jornal de hojer (4/4/14) está a noticia que Romero comprou um grande terreno em Miami para construção da sua nova galeria. Vejo a obra dele em malas de viagens e outros objetos. Tenho uma amiga que é uma grande pintora e rotula-o como um decorador e como pintor uma porcaria. Paulo Coelho, o maior vendedor de livros do Brasil e um dos mais traduzidos no mundo é tido também como um embuste e realmente não consegui terminar um livro dele, único que tentei. Na música em todos os tempos e desde o erudito ao popular existe a controvérsia. Considero o Brasil atual como possuidor da pior produção musical. Os destaques são os funkeiros, rappers e outros inqualificáveis que ocupam tos os espaços. Aqui cabe bem o título que MEDIOCRIDADE VIROU GENIALIDADE. Sabemos que em toda atividade o marketing é fundamental, a promoção e ocupação de espaços em todas as mídias para vender o produto é muito importante, mas como pode se comprar ou ouvir coisas tão ruins! Lógico que nada ficará, vai tudo para o lixo não reciclável, esgoto mesmo,  e apagam-se décadas de músicas e  letras da melhor qualidade. Tá difícil!

Um comentário:

  1. ASSINO EM BAIXO TUDO QUE FERNANDO DISSE. A FALTA DE BOM GOSTO, A INSENSIBILIDADE É A TÔNICA DOS DIAS DE HOJE. MAS A MIDIA TUDO ENGRANDECA. PUDERA! AFINAL QUEM FAZ A MIDIA SERA QUE CONHECE O QUE DIVULGA? SERA QUE PAROU PARA VERIFICAR AQUELA OBRA ARTISTICA? HA MUITA IGNORANCIA EM TUDO, APESAR DA TECNOLOGIA QUE TEMOS. CONTUDO, O BOM GOSTO NAO ESTÁ ATRELADO A TECNOLOGIA E SIM A SENSIBILIDADE ARTISTICA.

    ResponderExcluir