quarta-feira, 12 de março de 2014

HAVANA– HOSPEDAGEM ALIMENTAÇÃO E MÚSICA



FERNANDO AZEVEDO
 
Como descrevi no primeiro comentário ficamos hospedados num hotel centenário classificado como 4 estrelas. Bem junto há um cinco estrelas mais elegante e bonito, mas isso não é o importante. A pessoa em Havana deve se hospedar no centro justamente para andar e conhecer a cidade pausadamente. Num bairro chamado Vedado, existem os melhores hotéis, mas você precisa de taxi para ver tudo. Não vale a pena. Uma coisa que me interessou pelas leituras que faço antes de viajar, foi conhecer as “casas de renta” ou os rooms for rent. Meus companheiros são medrosos e ninguém se arriscou a entrar. A casa que conheci (existem várias, é como conseguem uma renda extra) era simpática com um quarto para três pessoas, ventilador e um banheiro limpo. Hospedagem e uma refeição a 30 Cucs por dia e nada que meta medo, uma casa de família, hospedagem atraente para um mochileiro por exemplo. Os hotéis são caros. O turismo internacional em Cuba cresce de forma impressionante e dados de 2005 já referiam 2.300 milhões de turistas ano, que da emprego a mais de 300.000 cubanos sendo essa hoje a maior fonte de renda do país. Como a qualidade do turista é boa e a faixa etária mais idosa os hotéis obrigatoriamente tem que elevar seu padrão. A alimentação é boa e o preço também. Nas praças se encontrar uma carrocinha que vende um sorvete de coco numa quenguinha não deixe de tomar um e traga outro num isopor para mim. É imperdível. Todo programa turístico tem sempre o que chamo de “pega besta”. É aquela coisa montada, tipo casas de fado ou de tango. Assistimos a um espetáculo desses num hotel. O gostoso foi chegar lá num Cadillac conversível 1951, de cambio automático e levando seis passageiros. Cuba não pode perder esse charme  que de repente faz você retroceder 60 anos. Conversando com o motorista ele falou da dificuldade de manter esses carros, pois qualquer peça quebrada tem que ser refabricada por eles. O espetáculo musical foi bom, mas acho a música caribenha muito mais para dançar. Ouvi-la é ótimo também, mas não é para ficar sentado numa cadeira por mais de uma hora. Nos hotéis estão sempre grupos musicais presentes e deliciosos. Ganham gorjeta dos hóspedes e vendem CDs a 10 Cucs. Assisti a uma quase adolescente tocando Tico Tico no Fubá ao violão. Quando ela parou perguntei: Qual o nome dessa música? Ela respondeu: Tico Tico. Completei e expliquei a razão do nome e o autor que ela também nunca tinha ouvido falar. Interessante é que todos os grupos musicais vocalizam. Há o cantor solista, mas sempre fazem 3 a 4 vozes. De forma muito gostosa. Escrevo ouvindo-os. Da música brasileira ouvi uma vez Garota de Ipanema e Mais que nada.
CURIOSIDADES – andando pela cidade encontramos dezenas de cachorros, o que se chama aqui de cachorro vadio. Lá todos tem um crachá no pescoço com o nome e o lugar onde habitam. Estão sempre próximos a militares ou dando um bom cochilo.
Deixei Havana com saudade de tudo, mas acho que os três dias completos são suficientes para o turista. Mais que isso seria interessante se pudesse conhecer a área médica, hospitais etc. Cuba já foi considerada a 6ª. Medicina do mundo e na minha formação tive um Professor cubano, o Dr. Arturo Aballi. Hoje Cuba é a maior exportadora de médicos para países subdesenvolvidos sendo junto ao turismo, tabaco e açúcar as maiores fontes de renda do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário