segunda-feira, 24 de março de 2014

A VACINA CONTRA HPV

FERNANDO AZEVEDO

No blog anterior sobre vacinações comentei que era crime não vacinar crianças contra as doenças que estão no calendário nacional e internacional de imunizações que não são uniformes e expliquei. O rótulo de CRIME não se aplica à vacina contra HPV e vamos aos argumentos.  Tenho um cliente adolescente/adulto (daqueles que não largam mais o Pediatra) que é Mórmon, namorado de uma moça da mesma religião. Ele é virgem, ela também e me diz com a maior convicção que só terá a primeira relação sexual após o casamento.  Que razão tenho eu de coloca-los num programa de vacinação? Vamos a outras verdades: até agora nenhuma freira foi diagnosticada como portadora de HPV. Então, a vacina é para aqueles que pratica ou praticarão atividade sexual o que representa a esmagadora maioria. Por outro lado se uma família educa abertamente seus filhos sobre sexualidade com seus enormes prazeres e riscos de DST (doenças sexualmente transmissíveis) gravidez  etc. aconselhando a necessidade do uso de camisinha (no meu tempo camisa de Vênus que ninguém da minha geração aceitou) e essas regras são cumpridas, qual a razão de vacinar? O que acontece na prática é que a educação nos países subdesenvolvidos e ignorantes como o Brasil a pratica do sexo precoce e irresponsável é até um troféu.. Lições diárias se sexo livre, traição, galinhagem, são dadas gratuitamente pelas emissoras de TV e pelo famigerado BBB cujos participantes são chamados até de heróis. Pelas estatísticas de casos de câncer de colo uterino e das verrugas genitais veio então o pensamento da vacina para evitar esses casos. Vacina-se no inicio da adolescência para que ao entrar na atividade sexual cada dia mais precoce, sobretudo nas regiões nordeste e norte incluindo a prostituição infantil esses jovens fiquem protegidos. Vale à pena? Claro que sim. Argumenta-se em contrário à necessidade da vacinação pelo fato do câncer de colo de útero ser um câncer lento e tratável com sucesso e que pode ser diagnosticado precocemente através dos exames periódicos do Papanicolau. Aqui cai-se no mesmo problema de ignorância e qualidade de assistência. A saúde pública no Brasil é uma piada e eu que estou há 50 anos no batente assisto a essa triste decadência. Médicos cubanos escravos e semianalfabetos na Medicina para melhorar a assistência. Não me irrite, por favor. Acidentes com a vacinação podem existir, mas são raros. Também pode acontecer com as outras OBRIGATÓRIAS e comentei sobre isso no blog anterior só que se uma criança for vacinada contra o HPV e tiver um acidente vacinal a consciência pode doer, pois a educação sexual bem feita evitaria esse fato. Sou a favor da vacina? Sim, pelas nossas condições. Só quero fazer uma diferença entre ela e as outras. Nessa a opção por fazer ou não fazer existe e os argumentos e estatísticas são irrefutáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário