segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

BOA PRAIA

FERNANDO AZEVEDO

“Quem é de fato um bom pernambucano” como dizia meu saudoso amigo Luiz Bandeira não sai da terrinha em Janeiro. Sai do Recife. Recebem os parentes que moram fora e os turistas de todo o Brasil superlotam nossas praias. Alguns querem realmente repouso e outros badalação passando o dia dormindo e curtindo a noite e esse é o grupo dos adolescentes que não aparecem na praia e voltam das férias só com o banho de lua. Alguns cuidados para não perderem a alegria de umas férias planejadas vale à pena serem lembrados.
1. Se seu filho enjoa em viagem de automóvel meia hora antes de viajar dê uma dose de DRAMIN gotas – assim ele provavelmente dormirá e chegará muito bem.
2. Alimentação – um bom café da manhã é prudente. Depois na praia entram os picolés, água de coco para uma boa hidratação e não dê de forma alguma alimentos suspeitos como peixe, ostras, camarões etc. que se deterioram facilmente. Leve numa caixa térmica sucos, frutas aquosas como melancia, abacaxi e periodicamente ofereça à meninada.
3. Em praias superpovoadas não perca de vista o pirralho e uma identificação numa pulseira é prudente. O números de crianças que se perdem em praia é alto.
4. O sol faz bem antes das 9 horas, mas depois dessa hora o protetor solar é uma boa. Não use os sprays, pois não fazem uma boa camada protetora.
5. As praias do interior ainda têm muitos insetos e os repelentes e inseticidas são válidos, sobretudo na parte da tarde quando aparecem mais. A pele já agredida pelo sol, quando picada por mosquitos que provocam coceira provocam às vezes inflamações importantes e lá se vai a temporada tão esperada.
6. Não confiar em boias de braços. A corrente leva a criança. Mesmo os que sabem nadar devem ter o maior cuidado com correntezas e não brincar com c0olchões infláveis etc.
7. Todo cuidado com atropelamentos por jet-sky, barcos em geral, autos e motos que invariavelmente invadem as praias do nosso litoral.
8. A turma da balada tem que tomar umas e outras com moderação sendo às vezes nas férias que começa o hábito da bebida e que segue em frente na volta às aulas.
9. Lembrar que os pais dormem até tarde, pois curtem a noite, que as piscinas de casa ou hotel são um chamariz para os pequenos.
10. Boas férias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário