sábado, 7 de dezembro de 2013

O NÁUTICO E SUA DIGNIDADE.

 FERNANDO AZEVEDO

Aos verdadeiros alvirrubros o espelho do futebol não é o que usamos para nos mirar. Olhamos para um passado de 112 anos, o segundo clube mais antigo do Brasil. O Rio Capibaribe foi o nosso berço daí o nosso nome CLUBE NÁUTICO CAPIBARIBE. Depois de anos, pela dominação inglesa no Recife, aderimos ao futebol que inegavelmente é no panorama atual o carro chefe. Não mais no entanto, o futebol de Vicente ou Manoelzinho Caiçara e Lula, Dico Gilberto e Jaminho, Carmelo, Amorim, Ivanildo, Alcidézio e Zeca , jogadores loucos pelo Náutico, ou se quiserem ir para um tempo que não foi o meu para o time de Djalma, dos irmãos Carvalheira, Estácio Maranhão e João Manoel. O nosso Náutico não aceita os mercenários de hoje que através de empresários e negociatas expõem o clube ao vexame de ter um Martinez detratando o nosso clube nos jornais e televisão e no dia seguinte entrando em campo como CAPITÃO do time. No tempo de Morais Rego, Vitorino Maia, Eládio de Barros Carvalho e outros que amavam o clube ele teria sido expulso sumariamente, pois o Náutico era “uma escola de caráter” como afirmou Moraes Rego em um dos seus discursos. Meu pai foi remador na década de 20, meu irmão Presidente. Fui atleta, diretor de mais de um departamento, conselheiro e sou sócio emérito. Meu primo Ricardo Breno Rodrigues é a maior referência alvirrubra: foi atleta, diretor e superintendente de TODOS os departamentos do Náutico, Presidente do Executivo, Presidente do Conselho Deliberativo, Sócio Emérito, Benemérito e Grande Benemérito. Seu pai, Waldemar Borges Rodrigues foi Presidente do Conselho, seus irmãos são sócios eméritos. Avizinham-se as eleições alvirrubras (domingo dia 15) e no terraço de Cacá (Ricardo Breno) recebemos todos os candidatos para debatermos as metas. Presentes estavam em todas as reuniões Aníbal Freitas conselheiro e sócio Emérito e ex vice presidente, Sebastião Orlando ex-presidente e conselheiro, Waldemar Borges (Deminha) sócio emérito, conselheiro e ex atleta, Adalberto Medeiros , ex atleta, conselheiro e sócio emérito, Antonio Torres pianista e grande alvirrubro, Francisco Dacal conselheiro e ex diretor com grande s serviços prestados, Viberto Melo Rego, ex atleta, sócio emérito e ex Presidente, Helio Tolentino,  conselheiro . Ontem por unanimidade foi decidido o apoio ao MTA (Movimento Transparência Alvirubra) pelo entusiasmo e seriedade de propostas desse grupo. Queremos o Náutico que o MTA quer. Um clube com seriedade de propostas e respeito. Um Náutico que receberá de braços abertos todos que quiserem a esse projeto se incorporar mas dentro das normas traçadas. Nenhum cargo reinvidicamos, mas nossa história é o nosso trunfo para pedir a você que ama o Náutico o voto e o crédito nessa chapa que é a melhor. Vamos reorganizar nosso clube e fazê-lo respeitado mundo a fora. Vamos com o MTA e viva o Náutico.


4 comentários:

  1. Grande médico ( pediatra dos meus netinhos). grande alvirrubro, grande cidadão.

    ResponderExcluir
  2. É uma honra muito grande contar com o apoio de alvirrubros que amam o Náutico acima de tudo. O compromisso do MTA é a valorização do sócio e torcedor alvirrubro. Resgatar as tradições do clube. Tornar sua administração profissional, ética e transparente. Vamos voltar a vencer. Nunca vou esquecer a dedicatória que recebi do meu amigo Lucídio José de Oliveira em um de seus livros: "O Náutico é tarefa de todos nós". Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Emocionante texto ! Em 2014 se Deus quiser viveremos um ano de glórias. Irei reafirmar: A minha confiança em Glauber, Durval e Gustavo e em todo o MTA é GIGANTESCA. Pessoas excepcionais, apaixonadas pelo Náutico e com uma vontade enorme de mudança, transparência e vitórias. O dia 15/12 ficará marcado na história do clube ! Vamos em frente por um Náutico melhor, votando 10, votando MTA !

    ResponderExcluir
  4. é isso ai DR Não tive oportunidade de conhecê-lo ainda mas ja gostei do Senhor por ter abraçado a causa da minha pequena Evelin Sofia relatado pela minha esposa Andrea Aguiar e ainda mais sabendo que é Alvirrubro . Parabéns pelo excelente profissional e Viva o Nautico .Um Grande Abraço Everson Silva

    ResponderExcluir