segunda-feira, 18 de novembro de 2013

O CIGARRO VERDADEIRO

FERNANDO AZEVEDO

No blog anterior comentei sobre o CIGARRO ELETRÔNICO. Vamos agora comentar sobre o verdadeiro e algumas estatísticas. Nascido eu em 1940 logo em seguida veio o período pós-guerra e me pegou justo na adolescência. Tinha praticamente fim a influência europeia em todo mundo, sobretudo a francesa (arte, música, medicina, costumes etc.) e veio pra valer o american way of life. Cinema, música e o cigarro e a bebida. Não é à toa que ainda hoje o Recife é o maior consumidor de uísque do Brasil. Todos da nossa geração fumaram e beberam não escapando ninguém. Alguns não se deram bem e não pegaram o vício. Não havia a consciência do malefício, só o charme do ato. Hoje não, sabe-se perfeitamente o mal que os dois vícios provocam. Vamos então a alguns dados estatísticos sobre o cigarro.

1. O tabaco possui mais de 4.700 substâncias tóxicas, 60 das quais conhecidas como provocadoras de câncer. O tabagismo afeta todas as partes do corpo humano.
2. 47% da população masculina e 12% da feminina no mundo fumam.
3. Há 1.1 bilhão de fumantes de tabaco no mundo com projeção para 1.6 bilhões até 2025
4. Os 10 países que tem mais fumante são China, Índia, Indonésia, Rússia, Estados Unidos, Japão, Brasil, Bangladesh, Alemanha e Turquia.
5. O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde a principal causa de morte evitável em todo o mundo
6. O tabagismo passivo gera um risco 30% maior de câncer de pulmão e 24% maior de infarto.
7. O tabaco mata mais americanos que a AIDS, drogas, homicídios e acidentes de carro.
8. Nos Estados Unidos incêndios provocados por cigarro são responsáveis por mais de 6 bilhões de dólares em custos sociais
9. 90% dos fumantes começam a fumar antes dos 19 anos. Seduzir os jovens, portanto faz parte de uma estratégia para substituir os que deixam e os que morrem daí o perigo do CIGARRO ELETRÔNICO.
10. Dispensável dizer o quanto faz mal a um feto se a gestante fuma.
Ta bom? Vai nessa? Tente pelo menos desistir, vale à pena.

Um comentário:

  1. Prezado Dr. Fernando,

    Meu nome é Andrea Drummond e faço parte da equipe de assessoria de imprensa da Divisão de Saúde da Editora Elsevier. Como vai?

    Gostaria de ter um email do senhor para nos comunicarmos sobre o livro Nelson Tratado de Pediatria, cuja 19a edição acaba de chegar ao Brasil.

    O senhor analisa este tipo de material para explorar no blog, por favor?

    Se puder me passar seus contatos (ou de uma secretária) para o dea@cantodotrabalho.com, agradeço imensamente.

    Meu objetivo é cavar espaços que comuniquem aos médicos esta novidade no país e há muitos temas sobre os quais é possível discorrer.

    Posso aguardar pelo senhor, por favor?

    Cordialmente
    Andrea

    ResponderExcluir