segunda-feira, 1 de julho de 2013

Visita 5 estrelas

FERNANDO AZEVEDO

Já escrevi sobre o tema num dos blogs passados. Mas vejam o que encontrei no DIARIO DE NOTICIAS DE PORTUGAL: 10 CONSELHOS PARA VISITAS 5 ESTRELAS. Sempre gosto de escrever temas de leitura mais rápida, mas vou transcrever na íntegra.
1) Nas primeiras 24 horas de vida ado do bebê nada de visitas. A mãe está cansada do parto precisa recuperar. Além disso, este é o primeiro momento de ligações dos pais ao bebé e um ambiente tranquilo é confortável e fundamental.
2) O telemóvel pode ser o instrumento ideal para dar os parabéns à família pela vinda do novo membro. Mas em vez de ligar, pois o mais provável é que seja a mãe a atender, o melhor é enviara uma mensagem. Não corre o risco de ser inconveniente e acordar o bebé caso este esteja a dormir a sesta e os pais podem responder quando for a melhor altura. Esta é também é maneira de perguntar qual o momento certo para a visita.
3) Antes do parto os pais devem falar com a família mais chegada e com os amigos para si e para o bebé e avisam quando for oportuno fazer visitas e que darão conta das novidades através de mensagens
4) Cabe ao pai ser uma espécie de segurança da mãe de da criança quando começarem a chegar as visitas. Deve ser ele a receber a família e os amigos e regular o tempo que dura a visita. É ao pai que cabe a responsabilidade de impor os limites, pois a mãe ainda cansada do parto e sobre o efeito das alterações hormonais não terá capacidade para fazê-lo.
5) a visita não deverá demorar mais de 20 minutos ou meia hora. É tempo suficiente para dar os parabéns, conhecer o bebé, saber como estão todos. Se as pessoas estiverem mais tempo, o pai deve, cuidadosamente sugerir que a mãe e o bebé precisam de descansar e podem voltar noutro dia. Cabe aos amigos e familiares terem a sensibilidade para perceber que a família precisa de tempo para si.
6) Idas a casa nunca devem ser feitas depois das 21 horas. É preciso respeitar o tempo de descanso dos pais e do bebé. Nunca ir ao hospital ou a casa visitar o bebé se estiver doente, mesmo que não seja nada grave.
7) Não deve receber no quarto onde está o bebé mais de duas pessoas. Se por acaso chegar mais alguém receba-o mas  alguém que já lá estava deve sair para que o ambiente não fique demasiado pesado e a temperatura não suba demasiado.
8) Sejam cuidadosos com a hora da amamentação que podem chegar às treze vezes por dia. Muitas pessoas pensam que a mãe não se importa de amamentar o bebé à frente dos outros Isso pode não ser verdade e por isso é melhor evitar visitas durante a hora da alimentação para que a situação não seja desconfortável para a mãe ou esta tenha de mudar de divisão da casa para fazê-lo de forma mais reservada.
9) Não peque o bebé ao colo por mais que lhe apeteça. Peça sempre autorização dos pais e lave as mãos antes de pegar no bebé. Não coloque perfume no dia da visita, pois os bebés são muito sensíveis a e precisam de reconhecer o cheiro dos pais para se sentirem mais seguros. Evite dar beijos. Se fizerem as mulheres não devem ter os lábios pintados. A pele dos mais pequenos é muito sensível e pode ficar irritada.

10) Não dê conselhos aos pais.  Certamente eles já receberam muita informação atualizada e sabem tudo o que precisam. Só dê conselhos se estes os pedirem. Esta é uma mensagem especialmente dirigida às avós e cunhadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário