segunda-feira, 17 de junho de 2013

PREDSIMZINHO

FERNANDO AZEVEDO

Vocês não imaginam o que era tratar um asmático há 50 anos. Xaropes e nebulizações com drogas cheias de efeitos colaterais, naquela de “o remédio mata mais que a doença”. Era esperar uma nova crise e novamente o mesmo arsenal terapêutico. Natação era a grande arma para o exercício pulmonar e muitos nadadores olímpicos foram asmáticos na infância e se tornaram grandes atletas. Muitos, no entanto não tinham a menor vocação esportiva ou mesmo pioravam com rinites, otites etc. Sabe-se hoje que o esporte em geral pode beneficiar muito o asmático, mas sob orientação. Esportes de explosão muitas vezes desencadeiam crises. É a chamada asma de esforço que acontece também quando um asmático ri muito (gargalhadas mesmo). Temos hoje o Pilates como uma excelente arma para o trabalho de fisioterapia pulmonar. Pilates era um asmático (leiam no Google- coloquem Pilates e asma)
Hoje a industria farmacêutica nos oferece uma série de medicamentos eficazes e bem tolerados e entre essas drogas está a Prednisolona que é um corticoide que se usa em crises agudas por 3 a 5 dias ou em raras ocasiões em esquemas mais prolongados.” Quando se receita corticoide a mão deve ficar trêmula” já disse um médico antigo que não recordo o nome. Diz-se também que o corticoide é ótimo para o médico (seu conceito como milagreiro vai lá para cima) para o paciente (que se vê livre do mal estar também em breve tempo) e para a doença (para quem ele abre as portas por diminuir a reação imunológica)
Acontece agora que esse corticoide (Predsim, Prelone – os mais conhecidos) está sendo conhecido pela população leiga como se fosse um xarope. É comum o uso em qualquer tipo de tosse esse uso indevido.
- Eu venho dando a ele um PREDSIMZINHO, mas não está melhorando.

Muitos desses quadros respiratórios são infecciosos, pneumonias etc. e só se auscultando e examinando a historia pode ser receitado. Tenha esse cuidado. Asmáticos devem tê-lo sempre em casa, levar para viagens, assim como “as bombinhas” de bronco dilatador para tratamento precoce da crise, mas logo a criança deve ser examinada para conferir se realmente é uma crise asmática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário