segunda-feira, 20 de maio de 2013

MEDICINA: A CIÊNCIA NÃO EXATA


FERNANDO AZEVEDO

Confesso que hoje jamais conseguiria passar num vestibular de medicina. Adoro ler e meditar sobre textos, gosto de escrever e num papo perco a hora. Nos tempos de mesa de bar que exercitei com competência, tomava susto com a chegada do sol. Meu pai extremamente rigoroso dava as ordens: “Chegue cedo”. E eu cumpria com o maior respeito. Lá pras sete da manhã depois de uma papa no mercado de São José ou um filé na Cantina Star, uma pizza no Dom Jesus na Conde da Boa Vista. Até hoje aos quase 73 anos não sei para que serve a raiz quadrada ou cúbica, o teorema de Pitágoras e a trigonometria. Desafio qualquer especialista em vestibular a provar que esses conhecimentos exigidos para admissão numa faculdade humana como deve ser a Medicina sejam necessários. O fera aprovado em primeiro lugar pode ser um desastre como médico. Querem, no entanto alguns colegas passar o padrão EXATO para nossa profissão. E lá vão alguns exemplos: menino asmático não pode ter cachorro. Porque não pode? E é assim? E o benefício que um cãozinho traz para uma criança não é levado em conta para seu psiquismo, respeito ecológico, doação, preparação para a vida paterno-materna ao cuidar do seu bichinho levando-o para passeios, dando banho, levando ao veterinário ou mesmo chorando sua morte. Nada disso tem valor? Outra afirmativa EXATA: se não usar protetor solar vai ter MELANOMA. Tá com a gota! Não perceberam ainda que a indústria adora essas coisas? Será que todas as crianças pobres, pescadores e agricultores vão morrer assim? Não quero ir contra o “prevenir é melhor que remediar” até porque sou um defensor da prevenção, mas há um exagero e bota exagero nisso. Vou ficar nesses dois exemplos para não ficar enfadonho, mas a generalização é perigosa e tem muito dinheiro atrás dessas “verdades”. E menino que da golfada ta doente? Vôte!

5 comentários:

  1. E nessa mesma linha do "prevenir é melhor que remediar" que veremos crescer agora o número de cirurgias de retirada das mamas para prevenir o câncer, a exemplo do que a famosa atriz americana fez. Não questiono a escolha pessoal que ela fez em nome de sua saúde, mas me assusta o precedente que isso abre. Até onde vai nosso desejo de querer ter controle total sobre as coisas? Sobre esse outro assunto mais amplo, Dr. Fernando, sugiro a leitura desse texto: http://vilamamifera.com/mamiferas/a-mastectomia-da-angelina-jolie-o-amor-a-vida-e-o-medo-da-morte/
    Um abraço,
    Alexandra

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Xanda e muito bem lembrado e não duvide que a clase médica insensata vai adorar esse exemplo pois só um teste genetico custa 7.000. Beleza!

    ResponderExcluir
  3. A prevenção é boa mas o exagero é ruim, e fica a pergunta do limite entre os dois....

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente. Medico tem que entender de gente, nao só de ciência. E isso nao é medido em provas, é vocação. Me identifiquei muito com o seu blog! Sou acadêmica do sexto ano de medicina, apaixonada por pediatria e arte,desde sempre. Alias, achei seu blog no Google por isso. Hoje, pior que o vestibular são as provas de residência...estou passando pela fase de termino da faculdade e inicio da fase mais proveitosa mas também mais desgastante...a residência medica. Torcendo para virar medica de criança.

    ResponderExcluir
  5. Meu blog é http://www.armazém-m.blogspot.com

    ResponderExcluir