segunda-feira, 22 de abril de 2013

O FILHO ÚNICO



FERNANDO AZEVEDO
 
Na semana que passou o assunto foi PLANEJAMENTO FAMILIAR. Aí, entre as diversas participações, uma cliente me pede para escrever sobre o FILHO ÚNICO, justo o caso dela. No assunto anterior eu abordei o meu tempo, as famílias com 10, 20 filhos. Naquele tempo o filho único era uma coisa realmente estranha na sociedade e como as crianças iam para a escola aos 5/6 anos, muitas vezes a participação social delas era pequena até essa idade. Vários rótulos eram colocados: mimado, egoísta, “criado com vó” e isso poderia ser um fator de perturbação psíquica para a criança e superproteção por esse motivo da parte dos pais. Com a modificação social que atinge cada povo, cada região, cada país, certos comportamentos vão se modificando e consolidando-se. Filho único hoje é fato comuníssimo e não chama a atenção. A predominância é a família de dois filhos, já sendo diferente quem tem três. E por que isso? Situação econômica e social para explicar tudo. Um filho hoje, segundo algumas pessoas do meu convívio que adoram o economês custa entre R$1.500 a R$2.000,00 reais por mês na classe média. Custo rotineiro sem situações de emergência. Os espaços são pequenos. As mulheres querendo ter filhos após os 30 anos o que já preenche o rótulo de primípara idosa. Por outro lado com a mulher ocupando todos os espaços no mercado de trabalho a bebê vai conhecendo um mundo de irmãos nas creches, escolinhas etc. e não é mais aquele ser solitário de décadas atrás. Costumo dizer aos meus filhos quando eles me acusam de deslizes na educação deles (sempre fui muito tolerante, nunca bati, sempre orientei o caminho do bem e do mal, mas sem ir atrás para ver, e deu tudo certo) que educar é uma coisa difícil. Se a família é numerosa é mais complicado e se o foco é um único rebento fica mais fácil. Agora boa e má educação acontece em qualquer família, O filho único tem mais responsabilidades pessoais no presente e no futuro. Recairá sobre os seus ombros a velhice dos pais. Há um jargão popular que diz: um pai sustenta 10 filhos, mas 10 filhos não sustentam um pai.  Já dizia o grande Adoniran Barbosa em “Trem das Onze” SOU FILHO ÚNICO/ TENHO A MINHA CASA PARA OLHAR/NÃO POSSO FICAR/. Adoniran era um rapaz pobre, muitas décadas atrás. Cazuza era um rapaz rico e atual. Na sua música FILHO ÚNICO ele diz VOCÊ TEM QUE ENTENDER/QUE EU SOU FILHO ÚNICO/QUE OS FILHOS ÚNICOS SÃO SERES INFELIZES//. Analisem os contrastes.
É como diz meu concunhado Manoel Arburuas: “a vida é boa, mas é F_ _A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário