segunda-feira, 25 de junho de 2012

AS DORES DE CRESCIMENTO


FERNANDO AZEVEDO

Um fato muito comum é a chamada “dor de crescimento”. Ela tem uma característica importante: acontece de noite, atingem as coxas e batata das pernas, a intensidade é variável podendo a criança chorar de dor mesmo. Massagens, analgésicos, aliviam, a criança dorme e no outro dia está ótima pronta para qualquer parada.
Não confunda com dor nas pernas diurnas, associado a cansaço, às vezes febre baixa, desânimo, e que vai doer no outro dia também. Essas crianças devem ser examinadas e são necessários exames porque muitas vezes com esses sintomas leves pode estar atrás uma doença grave como uma leucemia.
São comuns também dores em calcanhar, joelhos e nas crianças que praticam esportes com mais intensidade podem até prejudicar a participação. Essas também devem ser analisadas por pediatras, ortopedistas, fisioterapeutas no intento de corrigir alguma coisa e melhorar o quadro.
A coluna vertebral também pode apresentar problemas, sobretudo na adolescência e mais naqueles que praticam esportes de impacto. Os exames de imagem hoje em dia são excelentes para um diagnostico correto.
Valorize esses sintomas e não chame de “dor de crescimento” qualquer dor que a criança tenha nos membros inferiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário