segunda-feira, 23 de abril de 2012

VACINAS



FERNANDO AZEVEDO

Já falamos sobre a vacina BCG e a Hepatite B. Agora entra a explicação sobre as vacinas do segundo mês de vida em diante  e a diferença entre as vacinas do PNI (Programa Nacional de Imunizações) e a de clínicas de vacinação .
Nos postos: Vacina TETRA ( Tétano, Coqueluche,Difteria e Hemófilos)Rotavirus, Pneumococo 10.  E Poliomielite oral ( Sabin) (Vírus vivos atenuados)
Nas clínicas – Vacina Hexa (Hepatite B, Difteria, Tétano, Coqueluche acelular, Poliomielite  injetável(SALK) (VIRUS MORTOS),Hemófilos.  Ou PENTAVALENTE (sem a Hepatite B)
 A diferença entre elas é que as vacinas das clínicas privadas provocam menos reação local e geral por causa do tipo Coqueluche acelular (Pa) e usa a vacina Salk com vírus mortos da Poliomielite que voltará a ser usada no Brasil na rede pública. Também na pneumocócica e rotavirus tem mais sorotipos. Existe a possibilidade milionesimal de uma criança vacinada com a vacina Sabin apresentar a doença se tiver alguma alteração imunológica. Essa vacina também não pode ser aplicada em crianças que esteja usando drogas que reduzam seu potencial imunológico (quimioterapia etc.)
A Pneumocócica do Posto de Saúde contem 10 sorotipos e a das clinicas de vacinação 13 sorotipos
A contra ROTAVIRUS nos postos são feitas em duas doses e contem 3 sorotipos e a das clínicas de vacinação compõem-se de 3 doses e com 5 sorotipos.

MENINGOCOCO C – proteção igual.
É incontestável que as vacinas de clínicas privadas apresentam algumas vantagens, menos injeções e menos reações, mas não tenham dúvida que a criança também está protegida com as vacinas do Programa Nacional de Imunizações.
Se o dinheiro não faltar pague. Se estiver duro confie nas gratuitas.

TRÍPLICE VIRAL (Sarampo, Caxumba e Rubéola) – vacinas iguais.
O que a rede pública não tem: VARICELA E HEPATITE A – Anuncia-se a Varicela na rede pública para breve.
GRIPE – São vacinas que são atualizadas sempre por causa da mutação dos vírus. Pode usar a rede pública. Feitas a partir dos seis meses de vida sempre em campanhas anuais que começam em Maio.

FEBRE AMARELA– a partir dos 9 meses e só em regiões endêmicas. Entre nós não faz parte da rotina.
HPV – dos 9 aos 30 anos agora indicado também para o sexo masculino. Doença sexualmente transmissível. Protege contra as formas cancerígenas do Papilomavirus, grande causa de câncer de útero. Só em clínicas privadas e dificilmente fará parte do PNI.
Os reforços destas vacinas são indicados no cartão de vacinação

ESTÓRIAS DE CONSULTÓRIO
Rodrigo, 4 anos comenta com a mãe
- Mãe, eu vi uma foto quando eu era pequenininho com você
- Onde Rodrigo
- Na tua cama, tomando gagau no teu peito

Nenhum comentário:

Postar um comentário