segunda-feira, 16 de abril de 2012

GÊNIOS DA MEDICINA - Continuação...

VACINA CONTRA TUBERCULOSE –

BCG (Bacilo de Calmette e Guérin)- Graças a esses dois pesquisadores no Instituto Pasteur em Paris, temos hoje a vacina contra tuberculose obtida com atenuações (232 replicações) do bacilo tuberculoso bovino.  A doença existe em todo o mundo, em países desenvolvidos e subdesenvolvidos e atinge mais crianças, velhos e gestantes. Até início dos anos 50 não existiam drogas. O doente era levado para regiões serranas para repousarem e fazerem alimentação adequada. Aqui em Pernambuco, Carpina e Garanhuns foram locais muito explorados. A partir de 1942 a vacina começou a ser aplicada por via oral nos recém-nascidos em três doses e permaneceu até 1968, passando a ser feita então por via intradérmica. Não há diferença entre as vacinas aplicadas na rede pública e na rede privada. Os esquemas de vacinação são mutáveis. Antes se fazia uma dose até os primeiros 30 dias de vida e depois uma revacinação aos 10/12 anos. Essa segunda dose hoje está abolida. A eficácia é boa, protegendo sobretudo contra s formas graves de tuberculose.

VACINA CONTRA HEPATITE B
Produzida por engenharia genética, não provocam infecção, pois não contem DNA viral. A Hepatite B é uma doença disseminada em todo o mundo e em numerosos casos assintomática. O esquema de vacinação deve ser feito nas primeiras 24 horas de vida para proteger o recém nascido. Apesar de alguns laboratórios produzirem a vacina não há diferença entre os resultados das vacinações feitas em clínica privada ou postos de saúde. O esquema é de três doses: ao nascer, com 30 dias (se preferir fazer toda a vacinação em clínicas pode esperar para o segundo mês fazendo a Hexa) e após seis meses da segunda dose,

Essas são as primeiras vacinas da vida. NUNCA EASQUEÇA DAS DATAS DE VACINAÇÃO E GUARDE COM MUITO CUIDADO O CARTÃO DAS VACINAÇÕES FEITAS.


ESTÓRIAS DE CONSULTÓRIO:

Diego entra no consultório com a avó que lhe pergunta:
- O que foi que vovô mandou para Tio Fernando Diego?
- UMA PORRADA
Não, era um FORTE ABRAÇO

Nenhum comentário:

Postar um comentário