quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Náutico x Sport - Porto x Benfica Diário de Pernambuco

Náutico x Sport - Porto x Benfica                                              
Recife, sexta-feira, 28 de outubro de 2011
 
 
Tive a sorte em setembro de 2011 estando em Portugal, de assistir no Estádio do Dragão ao jogo Porto e Benfica pelo campeonato português. Pense numa rivalidade. A arena como se chama hoje é luxo só. Chão brilhante, banheiros de shopping, lanchonetes, entrada através de portões numerados para cadeiras também numeradas. O meu era o 12. Todos os espectadores são revistados por seguranças, inclusive crianças. Polícia por toda parte. No campo a rivalidade, o canto permanente de incentivo e a xingação. Chega a ser divertido. Resultado decepcionante para o Porto: 2 x 2. Acho essa rivalidade fundamental para a existência dos clubes o que não impede uma excelente convivência. Tenho dois compadres rubro-negros. No consultório, uma prateleira cheia de timbus, uma jangada e uma bandeira do glorioso Náutico.

Com isso recebo o troco, e as crianças e pais vão com camisas rubro-negras e com retratos para colocar no meu painel, tornando-o uma federação. Alguns tricolores também estão lá, mas às vezes somos amigos, não tem muita graça. Na minha vida de atleta a rivalidade em campo não impedia a amizade fora dele, amizade que existe até hoje. Isso tem que permanecer!

Deve ser cultivado. A ciência hoje manda que na gestação a mãe e o pai conversem com o feto, coloquem músicas para que sejam estimulados pelos sons e se é assim, que se coloque uma bandeira do clube sobre a barriga, que ouça o hino diariamente e ao nascer, de imediato no berçário já vistam o recém nascido com uma roupa do time da família. A foto é fundamental! Sabe-se que uma pessoa troca de parceiro, moradia, pátria, mas nunca de clube. Então a foto é um documento importantíssimo, pois em qualquer falha de memória estará em mãos a prova contundente. Estive na casa de três famílias portuguesas com benfiquistas e portenses por causa dos casamentos e ai é que começa o desvio de conduta. Namoro de filho deve ser fiscalizado com rigor. Em vez de só se saber a que família o (a) pretendente pertence, deve-se ao mesmo tempo descobrir seu clube, pois os netos podem virar a casaca. O DNA pode ficar alterado, mutações genéticas podem acontecer e genes recessivos passam a ser dominantes.

O Náutico caminha para seus 111 anos. O Sport com 107. O que alimenta essa longevidade é justamente a rivalidade, a competição para fazer o melhor. Os vândalos que se bote na cadeia e que sejam punidos rigorosamente. Os torcedores verdadeiros que cresçam e se multipliquem para que a história permaneça viva. O Náutico deu um passo para o futuro. Trinta anos mais já estão garantidos. Salve nossa nova casa, a arena timbu pronta para em 2014 receber leões e cobras e outros bichos. Lá quebraremos todas as leis de proteção a animais. Vai ser pau neles!

Fernando Azevedo
Médico
fj-azevedo@uol.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário