segunda-feira, 10 de outubro de 2011

LÁ VEM CHEGANDO O VERÃO!

LÁ VEM CHEGANDO O VERÃO!

FERNANDO AZEVEDO

Entramos em Outubro e as praias estão ai a nossa disposição. Aliás, uma coisa interessante nas minhas pesquisas: preferência total da criançada por piscinas. Dá quase 100%. Como no meu tempo só tinham duas piscinas em Recife , uma no Português e outra na Escola de Aprendizes Marinheiros nossa geração usou foi o mar e ainda os rios límpidos e com peixinhos. Era onde aprendíamos a nadar. Nessa época de calor a exposição ao sol deve ser controlada para evitar intermações e insolações comuns nas crianças maiores. Nos bebês e crianças pequenas que usam o sol por pouco tempo é dispensável o protetor solar. Deve-se usar o beneficio dos raios solares matinais ou vespertinos justamente para o aproveitamento da vitamina D necessária para ossos fortes. Na meninada maior vale à pena usar e existem muitas marcas no mercado todas com boa reputação. Seu uso deve  ser renovado se a exposição for maior. Não é fácil tirar menino de piscina e praia, mas ofereça  líquidos com mais freqüência, hidrate bem e faça uma alimentação mais leve com frutas, massas, saladas. Os sintomas de intermação ou insolação são dor de cabeça, vômitos, febre, calafrios afora o desconforto na pele. Nesses casos o tratamento é justamente “resfriar” o corpo, não expondo mais ao sol, usando compressas frias na cabeça, dando banhos e às vezes são necessários remédios contra os vômitos e hidratação venosa se  eles persistirem. Portanto para não voltar do programa mais cedo evite isso, pois desidratação é doença séria, traz um rápido distúrbio metabólico pelo mau funcionamento dos rins e pode ser grave.

ESTÓRIAS DE CONSULTÓRIO
Mariana com 5 aninhos ganha uma irmãzinha e depois de um mês com  a mãe amamentando, ocupada o tempo todo com a bebê,  Norma faz a pergunta à filha:
Então Mariana você está feliz com a chegada de sua irmã?
-Não mamãe, minha vida era muito melhor.            

2 comentários:

  1. ihhhhhhhhhhh, levei a Luiza pra praia sabado cedinho pela primeira vez e enchiiiiii a menina de protetor solar ahahhahahahhahahhahahah...agora ja sei...beijos

    ResponderExcluir
  2. É isso aí! Essa dúvida eu tinha, mas Dr. Fernando tirou na última sexta-feira! É maravilhoso ser orientado por alguém que realmente sabe do que diz! Para bebê, sol apenas em horários recomendados... Muito bem! Obrigada pelas orientações, Dr. Fernando! Beijos!

    ResponderExcluir