segunda-feira, 8 de agosto de 2011

VIVA DISNEYWORLD!



FERNANDO AZEVEDO

O sonho de consumo de qualquer adolescente aos 15 anos é uma viagem a Disney, o mundo encantado. Nada mais justo realizar esse sonho. Acontece que anualmente atendo os ressacados da Disney em número cada vez maior pela exaustão que passam na viagem. Ano passado minha neta em São Paulo chegou arrasada, dias depois da notícia da morte de uma adolescente também de lá, que teve pneumonia e chegou morta no avião. Esse ano foi outro neto e chegou mudo e magro, só abriu a mala na sala, distribuiu os presente e cama. Ontem atendi uma adolescente que me meteu medo. Desidratada, desnutrida (2 kg em 15 dias) com vômitos pela gastrite que apresentava de tanta Coca Cola que tomou. Acontece o seguinte: os do sul viajam em época de temperatura muito baixa no Brasil. Os do Recife também em períodos de chuva e temperatura em torno de 20 graus. Na Flórida a temperatura nessa época chega a perto de 40 graus, havendo grande choque térmico. Os parques aquáticos, horas de sol escaldante em filas, desgastam enormemente. A alimentação nenhum tolera. Ficam em jejum, alimentam-se de hamburgers e hot-dogs na marra porque também não gostam,  e de pizza, batatas fritas etc. Não dormem, não só pela excitação da viagem como também pela farra. Adoecem.  Ah! Eles tem seguro saúde. Pura balela, o fato existe mas a assistência não é boa e muitas vezes as agentes de viagem medicam para febre, dores, sem saber o diagnóstico que sempre cai no aparelho digestivo e pior, no aparelho respiratório. Doença respiratória não combina com viagem aérea pela baixa oxigenação no ar. A desnutrição a desidratação e a estafa  agravam o quadro e quando há uma morte, mesmo que estatisticamente seja insignificante a gravidade é imensurável. Como fica uma família depois disso? E uma adolescente que se vai quando sonhava com um conto de fadas? Hoje conversei a respeito com uma agente de viagem que já levou centenas ou milhares de crianças e que concordou com todas minhas observações. Falou que nesse ano exigiu do hotel americano um café da manhã brasileiro para que pelo menos essa refeição fosse bem feita. Ninguém me pergunte qual é a agencia pois não direi. No meu juramento Hipocrático “minha língua calará os segredos que me forem revelados” . O que fazer, não mandar as crianças? Não, longe de mim essa idéia e não me chamem de desmancha prazer ou de fazer terrorismo. Quero somente alertar as famílias e as agências que atentem para esses detalhes, são importantes. Quando minha filha mais velha tinha 10 anos ela foi com uma excursão que eu imaginava super garantida. A Pediatra era uma colega minha de trabalho e a agencia disse que ela acompanharia as crianças. Mentira! Ela foi levando uma filha, mas sem nenhuma obrigação de atender ninguém. Estava de férias. Érika teve um quadro infeccioso de pele que a impedia de andar e chegou em cadeira de rodas. Não havia e-mail naquele tempo.  Não mandei os outros dois. Passaram mais de 30 anos. O problema continua. Famílias e agências tenham o máximo de cuidado em reuniões preparatórias, vejam esse item alimentação com muito zelo e não esgotem os jovens. Conversem com nutricionistas. Volto a dizer que soa como um alerta esse comentário sem nenhuma intenção de encucar qualquer mãe ou pai. Simplesmente eu constato isso todo ano e me sinto responsável em revelar, comentar e não ser omisso. A prevenção é o melhor remédio da medicina. Feliz Disney em 2012.

3 comentários:

  1. ...e o pior enquanto os pais estão aqui pensando em como os filhos vão se divertir na imensidão dos parques,montanhas-russa,show pirotécnico,...eles estão lá enfrentando filas enormes,não de brinquedos,e sim nos outlets,em busca do ult.lançamento(no Brasil)de grifes badaladas,chegam,exaustos,as vezes doentes,sempre "lisos"cheio de compras porém só depois "cai a ficha "q o principal motivo(os Parques),ficaram em seg.plano.

    ResponderExcluir
  2. que coisa boa o sr abordar esse assunto aqui doutor, pra deixar bem claro que viagem a disney é mais ilusão do que qualquer outra coisa, o tamanho das filas é indiscutível, um verdadeiro massacre, a alimentação é veneno parcial e todos os outros fatores somatizados são mesmo capazes de levar um a morte... uma pena!

    ResponderExcluir
  3. Minha filha ainda tem 5 anos mas já penso preocupada que quando chegar a vez dela, com certeza ela pedirá insistentemente e envolvida pelos demais colegas e pelo Colégio que todos os anos reúne uma turma! Nunca fui à Disney e ela nunca me fez falta, mas hoje os tempos são outros. Adorei o seu comentário Dr Fernando, e se eu puder daqui para lá faremos uma viagem em família.

    ResponderExcluir