segunda-feira, 11 de julho de 2011

SEU FILHO DORME BEM?

SEU FILHO DORME BEM?

FERNANDO AZEVEDO

Atentem para um fato: o nariz é importantíssimo para uma boa respiração. Se ele não funciona bem a boca entra em auxilio. Muitas vezes são processos agudos, tipo resfriados e gripes e cessam em pouco tempo. Se no entanto você notar que o pirralho mantém a boca sempre entreaberta acordado ou dormindo, se baba no travesseiro, ou se ronca ai o fato merece muita atenção. Nos alérgicos o provável é uma rinite alérgica, doença crônica, mas controlável. Em crianças entre dois e oito anos é grande a probabilidade de aumento de adenóides e amígdalas, que junto com o tombamento da língua para trás no sono, obstrui em grande parte as vias aéreas altas. Se você ouvir o ronco de longe a coisa está braba. Veja o que pode acontecer por esse motivo às vezes tão relegado e até motivo de riso na família.
Pela noite mal dormida, baixo rendimento escolar, alteração do humor, agressividade, rótulo de TDAH, sonambulismo, xixi na cama, déficit auditivo (mais um fator para o déficit escolar) otites, diminuição do apetite, sonolência diurna, bruxismo (ranger de dentes),alterações cardiorrespiratórias, sono agitado,rótulo de pouca inteligência, déficit no crescimento. Chega!
O diagnóstico pode ser feito através de radiografia, de nasofibroscopia, ou polisonografia. Desses o mais simples é a radiografia, mas tenho  uma preferência hoje por uma coisa muito simples e que todo mundo tem em casa. Uma máquina digital. Faça um filme da criança dormindo focando sobretudo o nariz a boca e o pescoço. Com áudio para ter idéia do ronco. Dispensável produção de CD, basta mostrar na máquina mesmo.
Pode-se tentar um tratamento clínico, mas a cirurgia de adenóide  e  as vezes também das amígdalas traz um resultado fantástico.
Agora vão dizer:tudo isso por causa de um nariz entupido? Duvido. Duvide não!

ESTÓRIAS DE CONSULTÓRIO:

Ama com fé e orgulho
A terra em que nasceste
Criança, não verás nenhum país como este!  (Olavo Bilac – Soneto à Pátria)
Foi o que aconteceu com Bruno agora. A mãe levou-o para a Disney e depois de tanto parque Bruno oito anos disse;
Mamãe eu não agüento mais isso, eu queria estar era em Gravatá! Parabéns Bruno.

Um comentário:

  1. Muito esclarecedor, tio Fernando. Tenho sofrido com o João Pedro com boa parte dos sintomas que você mencionou: alteração do humor, agressividade, rótulo de TDAH, diminuição do apetite... Você conhecendo bem a minha mãe, até levar para benzer ela já levou, após ter presenciado a agitação do João durante o sono. Bem, vamos partir para o Rx de cavum :)

    Gabriela.

    ResponderExcluir