segunda-feira, 25 de julho de 2011

ACIDENTES NA INFNCIA (1)

ACIDENTES NA INFNCIA (1)

FERNANDO AZEVEDO

Podem nem acreditar, mas  em duas semanas tive no consultório 3 casos de quedas de bebês dos bebê conforto que os pais e uma avó carregavam. Tudo porque não ataram o cinto de segurança. Em movimentos involuntários inclinaram o berço e a criança despencou. Onde a criança bate em primeiro lugar? Na cabeça, ai vem a gravidade. Vamos então listar os acidentes mais freqüentes e todos evitáveis em crianças até o primeiro ano.
1.       Queda da cama dos pais- normalmente a criança vira de bruços aos quatro meses de idade e acostumados com o habito de trocar fraldas em cama, você pode deixar por algum momento o bebê para apanhar alguma roupinha, é justo nessa hora que a criança vira e cai. Hoje com essas camas Box a queda ainda é mais grave pela altura delas. NUNCA deixar criança em cama sem grade.
2.       Amamentar o bebê e o deixar dormir na cama entre os pais ou ao lado de um deles. Muitos óbitos por sufocação. O adulto cai em sono profundo e vira sobre a criança.
3.       Queda do trocador – ter tudo à mão na hora do banho, não se virar para apanhar nada, dando as costas para a criança.
4.       Afogamentos nos banhos – jamais deixar a criança só na banheira e sair para apanhar alguma coisa, mesmo que você ache que já está “grandinha”
5.       Bebê conforto – sempre com cinto de segurança e nunca colocá-lo em lugar alto. Sempre no chão ao seu lado
6.       Objetos sempre maiores que a boca. Tudo que a criança pega coloca na boca. É a chamada fase oral, obrigatória e saudável, mas objetos pequenos podem ser causa de sufocação.
7.       Quando começar a engatinhar, ficar de pé e andar, cuidado com escadas, móveis perto de janelas, JAMAIS ENTRAR NA COZINHA. Ponha porta impedindo o acesso.Vasos sanitários sempre com a tampa fechada. O anda já é causa de acidentes graves. Não compre e devolva se receber de presente.
8.       Cuidado com piscinas hoje tão presentes. A Pediatria recomenda natação para bebês a partir dos seis meses, sobretudo para evitar afogamentos, mas não confie que ela sabe nadar. Da tempo somente de retirá-la da água
9.       Viajar em automóvel em segurança hoje é lei. Não descumpra. A desculpa até por e-mails que “no nosso tempo não tinha isso e estamos todos vivos” é irresponsabilidade.
10.   Acidentes com eletricidade- todas as tomadas elétricas devem estar com tampa protetora. Outras fontes de energia também devem ser vigidas como TV, computadores etc.
Depois a gente vai abordar os mais grandinhos.


ESTÓRIAS DE CONSULTÓRIO – Estória verdadeira, nome falso.
Hiago criado por adoção, legítimo afrodescendente grau I, estudava numa escola onde só  crianças brancas existiam. Lá pelos dez anos, decidiram mudá-lo de escola, pois já sofria discriminação por apelidos tipo Pelé, Neguinho da Beija Flor. Sensatamente os pais decidiram transferi-lo para um colégio grande e onde existiam  outros negros como ele. Só que a adaptação foi difícil pois o nível era muito mais alto. E tome aula de reforço em todos os horários e já não agüentando mais  Hiago desabafa:
Mãe, isso não é vida de menino, é vida de filho da puta!

Um comentário:

  1. querido doutor, obrigada por compartilhar suas experiencias, tentando assim evitar que outros acidentes aconteçam, obrigada por cuidar tão bem de todos nós! um abraço forte, sou sua fã e agradeço a Deus (sem falsa demagogia) ter o sr. como pediatra de meus filhotes e como amigo! sinceramente,diana.

    ResponderExcluir